Apresentação de Candidatura

Patricia Gonçalves

Estamos do outro lado, numa espécie de outra margem quando a distância entre o que pensamos e o que fazemos faz parte de nós. Ao desistirmos de participar no processo democrático para além do voto, ao cedermos à autocensura e ao “eles lá saberão” ficamos na margem da democracia. Contrariar o afastamento dos cidadãos da política foi uma das razões que me fez avançar. Outro tipo de afastamento, o dos últimos anos, em que o nosso país se afastou do caminho do progresso para uma sociedade mais justa, mais democrática e inclusiva, foi a outra razão para me apresentar.

Partimos do 25 de Abril com um país atrasado em relação à Europa, após 48 anos de ditadura e de analfabetismo continuado. Acreditei que iriamos conseguir ultrapassar este atraso com a qualificação dos cidadãos, com o acesso de todos à educação e à saúde e ao emprego e com a integração europeia. No entanto, o impensável aconteceu, com o péssimo governo dos últimos 4 anos numa Europa que não é democrática: vimos a escola pública negligenciada e o acesso dos cidadãos à saúde dificultado; vimos a aposta na qualificação a esvair-se, com os cidadãos qualificados a partir e assistimos à aposta na inclusão sumir-se, com a desvalorização do trabalho e a ameaça do desemprego.

É agora urgente que uma esquerda europeia livre, anti-austeritária, responsável e inclusiva encontre novos caminhos até uma Europa democrática. Na minha área de intervenção, defenderei o acesso ao conhecimento, a promoção do pensamento crítico, do debate informado e da tomada fundamentada de decisões, pois cidadãos informados defendem melhor os interesses de todos. Defenderei a escola pública e um modelo de desenvolvimento económico baseado na qualificação e na sustentabilidade dos nossos recursos. Defenderei um país para daqui a 4 anos e não o país de há 4 anos. O país de hoje tem ainda muitas ”margens” e poucas pontes. Candidato-me para construir e reforçar pontes entre o que queremos e o que temos. Para ajudar a alcançar.

Deixe um comentário